Nova pagina 1
Nova pagina 1
  
  09/04/2021 - Governador do Estado atende apelo do setor produtivo
 


Governador do Estado atende apelo do setor produtivo e
libera atividades econômicas nos finais de semana

Estado permanece em Bandeira Preta, mas é permitida a cogestão

O Governador do Estado, Eduardo Leite, atendeu as reivindicações de diversas entidades do setor produtivo e reduziu as restrições ao funcionamento das atividades econômicas. Ele anunciou os novos protocolos na tarde desta sexta-feira, 9, em live nas redes sociais, assim como as novas flexibilizações a partir da 0h deste sábado. O setor da alimentação passa a ter autorização para funcionar durante a noite nos dias da semana e durante no período diurno nos fins de semana. Com isso, cai o sistema que impedia atividades não essenciais entre 20h às 5h, em vigor desde 20 de fevereiro.
Conforme o governador Eduardo Leite, a flexibilização foi possível por conta da redução de alguns indicadores da pandemia e pelo comprometimento dos gestores municipais que enviaram seus planos de fiscalização local ao Piratini. O novo decreto deve ser publicado ainda hoje.
Durante a semana, os supermercados não terão mais restrição de horários; restaurantes e lanchonetes têm autorização para manterem-se abertos até às 23h, com última entrada do público às 22h.
BANDEIRA PRETA
Com sistema de Saúde ainda superlotado e registro de falta de medicamentos do kit intubação, permanece o protocolo de bandeira preta, autorizada a cogestão com os prefeitos. Dessa forma, os Municípios têm autorização para flexibilizar as normas para as vigentes em bandeira vermelha.
COMÉRCIO NÃO ESSENCIAL
Já o comércio não essencial poderá funcionar das 5h às 20h. Após esse horário, poderá atender através de delivery. As academias poderão expandir o horário e ficar abertas das 5h às 22h.
Aos finais de semana, os restaurantes e lanchonetes poderão funcionar somente durante o dia – podem ficar abertos até às 16h, com últimos ingressos de clientes às 15h. Depois somente delivery. O protocolo estadual determina um teto de 25% de ocupação, distanciamento de 2 metros entre as mesas e máximo de cinco ocupantes por mesa.
Comércio não essencial terá permissão para funcionar até às 20h. As academias e os serviços religiosos passam a ter funcionamento permitido até às 22h.
Bandeira preta

Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho 2006 - Todos os direitos reservados