03/08/2011 - Campanha do Sistema Fecomércio-RS estima retirar 100 toneladas de resíduos do meio ambiente

A partir desta quinta-feira, 4, população de toda a região já poderá descartar
itens de telefonia e informática pós-consumo nos postos de arrecadação

Os próximos três anos serão marcados pela necessidade de superação de desafios no setor de resíduos, de forma a atender às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010. Ciente do compromisso que o setor terciário tem nas questões de sustentabilidade, o Sistema Fecomércio-RS, juntamente com o Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho, Sesc Erechim, Senac Erechim, Sirecom e Prefeitura de Erechim lançaram ontem, 3, pela manhã, a Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos e Telefonia Pós-Consumo, que irá tirar do meio ambiente itens como celulares, baterias, telefones de mesa, cabos, PCs e monitores, entre outros, dando destinação correta a eles. A meta é de que 100 toneladas de resíduos e 20 mil celulares e baterias sejam retirados do meio ambiente.
A solenidade de lançamento da campanha foi realizada no Auditório do Sesc, na presença do vice-presidente da Fecomércio-RS e presidente do Sindilojas AUG, no ato representando o presidente da Federação Zildo De Marchi, Francisco José Franceschi; do prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis; da gerente do Sesc Erechim, Sandra Mariga; do gerente do Senac Erechim, Luis Carlos dos Santos; do presidente do Sirecom Erechim, Miguel Francisco Sieslik; do secretário municipal de Meio Ambiente, Waldemar Dornfeld; convidados e imprensa.
Em Erechim e em mais cinco municípios da Região - Mariano Moro, Marcelino Ramos, Erval Grande, Getúlio Vargas e Severiano de Almeida - a campanha acontecerá de hoje, 4, a 20 de agosto. A Campanha foi lançada simultaneamente em todo o Estado, em 86 municípios que aderiram à ação.
Em sua manifestação, o vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindilojas AUG, Francisco José Franceschi, destacou a necessidade de retirar esses resíduos de informática para despoluir o meio ambiente. "Nosso objetivo é não poluir e reciclar. Esta será uma campanha bem ampla, portanto, pretendemos arrecadar a maior quantidade possível de lixo eletrônico não mais utilizado das empresas e até mesmo das casas, para assim preservar nossa cidade, nosso ambiente", afirmou. Conforme explicou, esta é apenas uma primeira ação visando a preservação do meio ambiente para as futuras gerações. Segundo ele, serão realizadas outras ações pontuais, por isso, neste momento, o recolhimento é somente de itens de informática e celulares e seus periféricos. Franceschi aproveitou para conclamar a imprensa para que divulgue a campanha para haver uma grande coleta de material.
Segundo a gerente do Sesc, Sandra Mariga, que explicou o desenvolvimento de toda a Campanha, depois de coletado o material, este será enviado a Porto Alegre através de uma parceria com a empresa Trade Recycle, que irá recolher os resíduos, fará toda a desmanufatura, descaracterização e reciclagem de 100% do que for coletado. De tudo o que for recolhido pela campanha, 5% serão enviados para a Bélgica, que possui a tecnologia para a extração de metais", acrescentou Sandra. Para que se tenham dados do que foi recolhido, no momento do descarte será entregue um termo de doação à pessoa que entregar material.
Os objetivos da campanha são: Contribuir para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 art. 12); Mobilizar o setor terciário e conscientizar cidadãos e empresas sobre a importância da destinação correta de equipamentos eletrônicos; Contribuir para a instalação de empresas de triagem e desmanufatura; Fortalecer o Sistema Fecomércio na prática da Sustentabilidade; Esta Campanha tornar-se uma causa em prol da preservação das futuras gerações.
O biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, explanou sobre os perigos destes materiais tóxicos em contato com o meio ambiente. Entre eles estão prata, ouro, cobre, belírio, bronze, chumbo, mercúrio, cádmio, arsênico.
Finalizando, o prefeito Paulo Alfredo Polis destacou a importância das alianças estratégicas que fazem com que as coisas aconteçam. Como exemplo, citou a parceria do Sistema Fecomércio com as Prefeituras e Sindicatos para a retirada destes equipamentos nocivos do meio ambiente. Segundo ele, esta ação vai fazer diferença para as futuras gerações. Para ele, quem tem estes equipamentos em casa ou nas suas empresas tem o dever cívico de fazer o descarte correto.
O QUE PODE SER DOADO
Equipamentos específicos da Campanha: CPU's completas, monitores, teclados, mouses, impressoras, notebooks, estabilizadores, no breaks, celulares e suas baterias, carregadores, telefones sem fio, cabos, terminais, centrais telefônicas, placas de rede, placas-mãe, placas de vídeo, placas de som, placas de fax modem, decodificadores.

PONTOS DE ARRECADAÇÃO
Prefeitura de Erechim: Ginásio de Esportes da Fundação Cotrel - Rua Júlio Trombini, s/nº. Bairro Três Vendas
Prefeitura de Mariano Moro: Rua Miguel Detoni, 201.
Prefeitura de Marcelino Ramos: Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - Praça Padre Basso, 15.
Prefeitura de Erval Grande: Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo.
Prefeitura de Getúlio Vargas: Garagem da Prefeitura - Rua Leonardo Lang , s/nº.- Centro
Prefeitura de Severiano de Almeida: Centro Comunitário e Convivência da Mulher - Rua Antonio Zílio nº 485

03.08.11