28/03/2008 - Inovação e excelência na gestão foram temas de Fórum da Fecomércio-RS

Um público de 300 pessoas e de pelo menos 90 dirigentes de sindicatos acompanhou na última quinta-feira, 27, o XV Fórum Estadual de Gestão da Fecomércio-RS. Com o tema "Reconhecimento à Excelência" o evento, que lotou as dependências do Teatro do Sesc, uniu conhecimento, reconhecimento às boas práticas na busca pela excelência, e ainda muito humor durante a palestra do jornalista Luciano Pires.
O diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, abriu o evento com uma retrospectiva das outras edições do Fórum. Ele aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho que os sindicatos vêm realizando na busca pela constante profissionalização e maior representatividade e defesa dos interesses das categorias em que atuam. Ele ainda lembrou que neste ano a Fecomércio-RS e seus sindicatos terão que trabalhar na conquista dos nove projetos estratégicos alinhados pela Federação.
Na seqüência, foram repassadas pelo gerente do Núcleo de Gestão Estratégica da Fecomércio-RS, Daniel Mansur Lopez, as novidades do Segs (Sistema de Excelência em Gestão Sindical) para este ano. A maior delas é a ampliação do uso da ferramenta de gestão, que deixa de ser exclusiva no Rio Grande do Sul e passa a ter visibilidade nacional, uma vez que a Confederação Nacional do Comércio (CNC) disponibilizará o Segs para todo o Brasil. "Desta forma iremos conquistar uma maior abrangência de atuação, e os desafios propostos a partir do Segs enfatizarão uma representatividade efetiva, criando novas oportunidades nos resultados do sindicalismo", enfatizou Lopez. Até agora, o Segs Nacional possui 32 Federações participantes e pelo menos 410 sindicatos, sendo a maioria deles concentrados no RS.
O Fórum da Fecomércio-RS, como o tema já antecipava, tinha ainda como meta reconhecer os sindicatos com destaque na busca por ações de excelência. Foram reconhecidos 76 sindicatos que participaram dos processos do Segs no ano de 2007, entre eles o Sindilojas de Erechim, que receberam premiação das mãos de Sabbadini.

Desafios para o mundo empresarial
A fórmula da inovação foi a tônica tratada pelo jornalista e executivo de comunicação Luciano Pires. Pires falou sobre as práticas que potencializam a gestão de uma empresa na busca por inovação e qualidade. Segundo ele, as empresas devem sair do foco exclusivo em produtos e serviços para pensarem também em expectativas dos clientes e experiências positivas. "Apenas quando tivermos consciência de que cada um possui suas próprias percepções de valor é que criaremos novas oportunidades", destacou.
Na seqüência, foi a vez do presidente da Federação, Flávio Sabbadini, apresentar ao público quais são as temáticas mais urgentes para o mundo empresarial. A possível ratificação da Convenção 158 da OIT - Organização Internacional do Trabalho - que estabiliza o emprego no setor privado, permanece como o assunto mais alarmante. "Alguns políticos querem estipular regras retrógradas e que impedem o desenvolvimento das instituições. Porém, medidas como a impossibilidade de demissão sem justa causa e ainda a redução da carga horária de trabalho farão com que as empresas deixem de absorver os profissionais que entram no mercado a cada ano", alertou Sabbadini. O dirigente ainda explicou este engessamento das relações trabalhistas só foram aceitas em 19% dos países pertencentes a OIT, sendo, nas Américas, apenas Venezuela e Santa Lucia participantes.