13/10/2008 - 48 anos do Sindilojas Erechim será marcado com muito trabalho

O Sindilojas Erechim completa, nesta terça-feira, 14 de outubro, o seu 48º aniversário. Nestas mais de oito décadas, o Sindicato acompanhou o desenvolvimento e o crescimento do comércio varejista da cidade e da região. Para marcar a data, serão realizadas diversas atividades durante todo este mês de outubro e também em novembro. Nesta quarta-feira, 15, haverá Assembléia Geral do Sindicato para discussão da Convenção Coletiva de Trabalho para os trabalhadores do comércio de Erechim. No próximo dia 20, será realizada Assembléia Geral, com a mesma finalidade, em Getúlio Vargas, para a os municípios da área da grande Getúlio Vargas. Nos dias 22 e 23 de outubro, sairá de Erechim uma grande comitiva integrada pela diretoria do Sindilojas e diretores Regionais de toda a base territorial integrada por 25 municípios com destino a Porto Alegre, onde irão conhecer as instalações da Fecomércio-RS, o Sesc e o Senac e participarão de reuniões com diretores do Sistema Fecomércio. Para encerrar as comemorações de aniversário, no dia 24 de novembro, em parceria com a CDL Erechim, estará sendo promovida uma palestra com o empresário Daniel Tevah, palestrante de renome nacional e internacional que trará grandes contribuições para os empresários do comércio varejista.
O Sindicato do Comércio Varejista de Erechim atua na representação direta de seus filiados em questões como fiscais tributárias, dissídios coletivos; segurança pública e economia informal. Também atua junto aos poderes públicos nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal, tem participação em comissões públicas de geração de empregos e rendas; revitalização de áreas comerciais e de desenvolvimento sócio-econômico setoriais, mas com uma parceria muito mais estreita com seus associados, oferecendo inúmeras vantagens reais. Tem como base territorial os municípios de Erechim, Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Cruzaltense, Erebango, Erval Grande, Estação, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos. A categoria hoje é composta por cerca 4 mil estabelecimentos comerciais em toda a sua base territorial.
Localizado em pleno centro de Erechim, em área de fácil acesso, o Sindicato quer fazer de sua marca a expressão máxima de liderança na defesa dos interesses dos empresários atuantes do setor. Sua fundação ocorreu em 14 de outubro de 1960, mas sua Carta Sindical só foi expedida pelo Ministério do Trabalho em 29 de novembro de 1961 com a função de atuar como sindicato representativo da categoria econômica do Comércio Varejista, de acordo com o regime instituído pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
O Sindicato tem como missão institucional é promover e desenvolver o comércio regional, interagindo com os agentes facilitadores, em harmonia com a sociedade e o meio ambiente, na busca da modernidade e excelência do setor.. Seus princípios: Melhor parceria, Pró-Atividade, Busca de harmonia, Verdade presente, Fidelidade e apoio ao associado e ao representado, Respeito ao meio ambiente, Visibilidade e Auto Sustentação. Sua visão de futuro é ser liderança e referência de representatividade, produtos e serviços na região, para a categoria.
Segundo o presidente do Sindilojas, o empresário Francisco José Franceschi, entre os objetivos do Sindicato está o cuidado com o associado e o seu negócio, de forma a gerar resultados positivos e consistentes, além de qualidade de vida, crescimento pessoal, instrumentação e lucro. "O Sindilojas tem trabalhado incansavelmente para melhorar as relações e condições de empregadores, empregados, colaboradores e parceiros, porque tem a convicção que é com a sinergia de todos que poderemos potencializar nossos objetivos", sentencia Franceschi.
A HISTÓRIA
A história do Sindilojas iniciou muito antes de 1960. A entidade foi constituída a partir da transformação da Associação Profissional do Comércio de Erechim em Sindicato do Comércio Varejista durante uma Assembléia Geral Extraordinária realizada em 14 de outubro de 1960, nas dependências do CER Atlântico, convocada pelo presidente da Associação, Jaime Luiz Lago, e que contou com a presença de diversos comerciantes da época. Conforme a ata da fundação, Jaime Lago defendeu a transformação dessa Associação falando sobre os benefícios que um sindicato da categoria traria para o município e ao comércio da cidade. Argumentou, também, que para ter representatividade seria necessário obter o reconhecimento do Ministério do Trabalho, através da Carta Sindical. Jaime Lago acrescentou que a nova entidade estaria vinculada à Federação do Comércio Varejista do Estado.
Nesta mesma data, ficou definida a base territorial restrita ao município de Erechim e foi eleita a primeira diretoria provisória, com mandato de 30 dias, integrada por Jaime Lago no cargo de presidente; Severino Roman, secretário; Luiz Ermínio Berto, tesoureiro; e para o Conselho Fiscal foram definidos os nomes de Arlindo Alegretti, Otto Eduardo Muller, Adelino Asnod, Avelino Frainer e Vitório Mosele. Essa diretoria ficou encarregada de providenciar a elaboração dos Estatutos Sociais.
Este resgate da história da Entidade só foi possível graças a muita pesquisa realizada especialmente nos jornais da época - A Voz da Serra -. Até então, o Sindilojas não tinha em seus arquivos o registro da sua história. Neste resgate da história foi encontrada, na edição de 14 de junho de 1960, matéria que fala de uma reunião realizada pela Associação Profissional do Comércio de Erechim, onde é citada a sua diretoria provisória. De acordo com o registro da matéria, neste evento estavam presentes à reunião o presidente da Federação do Comércio Varejista/RS, Plínio Nisenson; o tesoureiro da Federação, Erno Fuck; o diretor do Senac, Rui Zacontegni; o secretário geral da Federação, Venâncio Lacerda; e o vereador Léo Augusto Neuls.
Na edição do dia 30 de setembro de 1960, do jornal A Voz da Serra, foi publicado o Edital de Convocação para Assembléia Geral Extraordinária da Associação Profissional do Comércio de Erechim para o dia 14 de outubro de 1960, às 20 horas em primeira convocação e às 21 horas em segunda convocação, no CER Atlântico, com a seguinte Ordem do Dia: Deliberação sobre investidura sindical. O edital estava assinado pelo presidente Jaime Luiz Lago.
OS SÓCIOS FUNDADORES
A ata de fundação do Sindilojas foi assinada pelos seguintes empresários, no dia 14 de outubro de 1960. Base Territorial: Erechim/RS:
1. Jaime Luiz Lago
2. Severino Roman
3. Luiz Hermínio Berto
4. Antônio Guilherme Busetto
5. Arno Schmaedeker
6. Arlindo Alegretti
7. Otto Eduardo Muller
8. Adelino Asnod
9. Avelino Frainer
10. Vitório Mosele
11. Osvaldo Hachmann
12. Aldino Toniazzo
13. Arcângelo Bassi
14. Aurélio Tagliari
15. Sebastião Alves Teixeira
16. Florindo Palma
17. Valter Meneguzzi

A 1ª DIRETORIA
A primeira diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Erechim estava assim constituída:
Presidente: Jaime Luiz Lago
1º Secretário: Severino Roman
2º Secretário: Antônio Guilherme Busetto
1º Tesoureiro: Luiz Ermínio Berto
2º Tesoureiro: Arno Schmadeker
Conselho Fiscal Titulares: Arlindo Alegretti e Otto Eduardo Muller
Conselho Fiscal Suplentes: Adelino Asnod, Avelino Frainer e Vitório Mosele
Suplentes da Diretoria: Osvaldo Hachmann, Aldino Toniazzo, Arcângelo Bassi, Aurélio Tagliari e Sebastião Alves Teixeira.