09/04/2009 - Sindilojas Erechim recebe troféu do Sistema de Excelência em Gestão Sindical na Fecomércio

Durante a realização do 18º Fórum Estadual de Gestão realizado no dia 26 de março na sede da Fecomércio/RS, em Porto Alegre, o Sindicato do Comércio Varejista de Erechim - Sindilojas - recebeu o Troféu Excelência do Segs (Sistema de Excelência em Gestão Sindical) por ter participado de todas as etapas do processo em 2008. Receberam o troféu em nome do Sindilojas o empresário Mário Antonio Zanardo, que no ato esteve representando o presidente do Sindilojas Francisco José Franceschi e pelo secretário Executivo do Sindicato, Vilson Rigon.
A entidade sindical foi uma das primeiras a integrar o programa implantado pela Fecomércio, em 2006, sendo premiada todos os anos, pelo cumprimento de todas as etapas. O Sistema de Excelência em Gestão foi criado dentro da Fecomércio utilizando os mesmos critérios de avaliação do PGQP, porém adaptada para os sindicatos patronais. Hoje o programa está sendo implantado em todo o país, com adesão de mais de 400 sindicatos.
FÓRUM ESTADUAL DE GESTÃO
As dependências do Teatro do Sesc, em Porto Alegre, estiveram lotadas para o grande evento que foi a 18ª edição do Fórum Estadual de Gestão da Fecomércio-RS. Dirigentes de sindicatos, executivos, presidência e diretoria do Sistema acompanharam uma manhã voltada para a busca da sintonia na gestão, o que ficou bastante claro após a apresentação da Orquestra Filarmônica Nacional, em que o maestro Walter Lourenção regeu o projeto "Sinfonia Empresarial".
Durante as atuações dos músicos, Lourenção comparava a execução dos artistas à gestão de uma empresa, em que todos possuem suas atividades individuais que compõem o todo de uma organização. O maestro ainda provocou o público, convidando alguns dos dirigentes a acompanharem as apresentações em meio à orquestra. Em determinado momento, Lourenção falou sobre a importância de um líder. Ele solicitou que o presidente em exercício da Federação, Moacyr Schukster, regesse os músicos, um desafio para o sindicalista. Ao final da apresentação não-combinada, Schukster detalhou a experiência como maestro. "De cima do palco pude olhar cada um dos dirigentes e percebi que os sindicatos são os instrumentos que formam o resultado do Sistema Fecomércio-RS. Todas as partes são fundamentais no processo. A experiência de reger uma orquestra foi uma bela simbologia para este dia", afirmou.
Após a apresentação, o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, detalhou o plano de ação da Fecomércio-RS para este ano. "Este é um documento com os objetivos, projetos e indicadores estratégicos, que apresenta um norte para todas as ações do Sistema. Este plano não é o destino do nosso trabalho, mas sim como seguiremos em nossa jornada", comentou. O diretor fez uma breve revisão dos oito projetos estratégicos de 2009. "Nossos resultados dependem exclusivamente da participação de cada um dos sindicatos no processo", lembrou Rosa.
Depois do detalhamento das atividades previstas do Segs (Sistema de Excelência em Gestão Sindical), o presidente em exercício, Moacyr Schukster, comentou sobre a importância de todos os sindicatos na adesão a esta ferramenta de gestão. Ele ainda lembrou que por meio do planejamento é que o sindicalismo pode organizar sua estrutura de maneira forte para contribuir com os entes políticos, por exemplo: "Somos nós que temos o dever de apontar sugestões para os governos e até mesmo mostrar as distorções que muitas vezes ocorrem. A gestão nos possibilita conquistar um papel cada vez mais forte dentro da sociedade".