Nova pagina 1
Nova pagina 1
  
  16/07/2009 - Presidente do Sindilojas enaltece a importância de comemorar o Dia do Comercianted
 


Muitos caminhos levam ao comércio: a herança de pai para filho, a batalha no primeiro emprego que vira profissão pelo resto da vida ou o começo do próprio negócio. Hoje, comemora-se o Dia do Comerciante, data que é celebrada em todo o território nacional desde 1953, através de Lei Federal 2.048, assinada pelo presidente do Senado Federal da época, João Café Junior, marcando a data de 16 de julho como o dia comemorativo dos comerciantes. A data visa homenagear o nascimento do Visconde de Cayru, José da Silva Lisboa. Segundo a história, ele foi um exímio comerciante e mereceu este destaque.
O presidente do Sindilojas Erechim, Francisco José Franceschi, que também ocupa a vice-presidência da Fecomércio/RS, ressalta a importância do comércio e do comerciante como atividade profissional, pois é através do comércio que o emprego, a arrecadação de impostos e o desenvolvimento de uma cidade estão ligados. Ele enfatiza que é no comércio que existem os maiores índices de emprego e está no comércio o maior volume de arrecadação de impostos. Segundo ele, em Erechim existem muitos estabelecimentos comerciais gerando milhares de postos de trabalho e ajudando de forma decisiva no crescimento da cidade. "O nosso comércio e a nossa indústria são fortes e ajudam no desenvolvimento de Erechim e da Região, seja, arrecadando impostos ou gerando oportunidades de trabalho".
E mesmo admitindo as dificuldades em administrar um estabelecimento comercial nos dias de hoje, diante da carga tributária elevada e das altas taxas de juros, Franceschi diz que o comerciante em seu dia tem muito para comemorar. "Nós já vimos, através da história, que o comércio sempre consegue superar as adversidades com muito trabalho e determinação". Outro ponto positivo levantado pelo presidente do Sindilojas é que o comércio de Erechim é polo regional de consumo, impulsionado pelas cidades da região que vêm ao município comprar nas lojas e também nas grandes redes instaladas.
O presidente do Sindilojas, afirma que apesar das dificuldades vividas pelo setor, o comércio tem muito o que comemorar. "Apesar da recessão sentida por alguns comerciantes, o dia 16 de julho é para comemorar porque estamos conseguindo construir o desenvolvimento de Erechim e da Região. E mesmo com as dificuldades, o comércio faz parte da história da humanidade", ratificou Francisco José Franceschi.

Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho 2006 - Todos os direitos reservados